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Como criar uma persona no marketing?

  • marcusmktchagas
  • 13 de out. de 2022
  • 2 min de leitura

Vamos falar de persona!

Persona é a representação fictícia do cliente ideal de um negócio. É baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações. A persona guia a criação de conteúdo e de Marketing Digital.




Como criar uma persona no marketing?

  1. Coletar os dados de clientes;

  2. Realizar perguntas a esses clientes;

  3. Analisar os dados coletados;

  4. Estruturar a persona;

  5. Compartilhar a persona com a equipe.

O que é definir a persona? O processo de definição de Personas tem o objetivo de definir fatores etnográficos, psicológicos e emocionais do cliente, e assim levar a comunicação a um nível mais profundo e empático. É preciso entender que do outro lado também existe uma pessoa e não apenas um potencial cliente.


Quais são os tipos de personas? Há diversos tipos de persona: buyer persona, brand persona e user persona. Cada uma delas tem a ver com o objetivo de uma determinada operação ou estratégia do negócio.


Como descobrir a sua persona?

A melhor maneira de definir sua persona é conversar com sua base de clientes e procurar padrões nos hábitos de compra e consumo dos produtos e serviços. Conhecê-los melhor te ajuda a criar uma persona mais próxima a realidade do indivíduo que realiza a compra.


Qual a diferença entre nicho e persona? Considera-se as características demográficas e socioeconômicas, comportamentos e hábitos de consumo. Essa definição serve para que você identifique um nicho de mercado. Persona: é um personagem fictício, criado para representar o perfil do cliente ideal de uma empresa. Exige um trabalho mais detalhado de pesquisa.


Qual seria a persona da sua empresa? Trata-se de uma personificação do público ao qual a sua empresa se direciona. Com uma série de peculiaridades, as personas apresentam as principais características e comportamentos dos seus compradores, aqueles que enxergam em seus produtos e serviços a solução ideal para um problema ou necessidade que eles têm.


O que é persona nas redes sociais?

Marketing Digital: Como definir sua persona nas redes sociais em 4 passos. No marketing digital, a persona representa o cliente ideal de determinada marca e serve, principalmente, para definir a estratégia de comunicação


Você pode criar uma persona para cada rede social, diversificando de acordo com o público consumidor de cada mídia.





A persona é um coringa que pode ser usado de acordo com a tendência e momento midiático que sua marca, produto ou empresa querem surfar.


Se você achou interessante, quer saber mais sobre o mundo do Marketing Digital acompanhe o nosso Blog AB+ Marketing.



 
 
 

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